automobile

Como o Google Maps fez dirigir um prazer para o preguiçoso entre nós

quando eu era criança, uma das principais razões que eu queria se tornar um adulto era para que eu pudesse dirigir. Aprendendo a dirigir sentando-se no colo do meu pai e girando a roda enquanto usava os pedais, eu entendi que eu não tinha uma cabeça para direções. Na verdade, estou sujeito a perder-se facilmente sem as instruções claras passo a passo. Crescendo, pensei que isso seria um grande obstáculo aos meus sonhos de dirigir para o pôr do sol, mas demonstrou ser um pequeno inconveniente. Isso é graças à navegação fornecida pelo Google Maps.

É fácil encontrar lugares que você quer ir e sem problemas para chegar lá graças ao Google Maps e à sua função de navegação. (Fonte de imagem: captura de tela)
Dirigir em Mumbai é como ir em uma missão, há dois itens que você precisa saber antes de sair: a rota mais rápida e onde você poderá estacionar. A rota mais rápida poderia ser um enorme desvio e pode ser mais longo, mas com menos tráfego. É aqui que os mapas do Google são úteis. Como alguém que não viveu na cidade por todo o tempo, e não se lembra de estradas tudo bem, o aplicativo é um benefício. Isso vai dobrar para quando estou viajando para novos lugares. Eu implico parte da razão pela qual eu comprei um bom conjunto de fones de ouvido no Reino Unido foi que eu poderia ouvir o Google me dando instruções sem parecer que eu não tinha uma ideia onde eu estava indo.

Dreno cerebral

Há uma desvantagem para usar mapas o tempo todo. Numerosos projetos de pesquisa diferentes mostraram que, dependendo do aplicativo para guiar você pode diminuir as habilidades cognitivas, especificamente a memória e as áreas analíticas do cérebro. Há o conhecido caso dos companheiros de táxi de Londres, cujo trabalho exige que eles memorizem todas as estradas da cidade, também conhecidos como “conhecimento”. Um estudo liderado pelo professor Eleanor Maguire do Wellcome Contagem no centro de neuroimagem na University College London, mostrou um maior volume de matéria cinzenta – as células nervosas no cérebro onde o processamento ocorre – em uma área conhecida como o hipocampo posterior e menos o hipocampo anterior em comparação com drivers não-táxi.

A memória de alguém pode ser enfraquecida usando esse aplicativo com muita frequência. (Fonte de imagem: Flickr, Tumblr e WordPress)
Toda essa ciência implica que, dependendo do aplicativo smartphone para nos guiar, usamos nossos cérebros, e como qualquer parte do corpo, quando é usado menos atrofias. Véronique Bohbot, professor de psiquiatria da McGill University, em Montreal, tem uma perspectiva sombria sobre isso dizendo que isso pode resultar em uma perda de memória e um risco a longo prazo de demência.

Prazer de condução

O aplicativo Maps leva o incômodo de lembrar uma rota ou planejar uma longa viagem de uma hora (qualquer viagem em Mumbai é sobre isso de comprimento). É como se você tivesse seu próprio co-piloto dando-lhe instruções, fazendo com que o ambiente de condução competitivo e as estradas esburacadas pareciam uma fase de rali. Eu aprendi a me concentrar em dirigir melhor e mais suave, em vez de me perguntar em que rota a tomar. Particularmente nessas estradas sem lei, ajuda a ficar de olho para o pedestre aleatório em uma estrada mal iluminada, ou o motociclista que de repente desvia para evitar uma vigia.

Mapas podem permitir se deliciar na unidade e se concentrar em receber os sites em vez de se concentrar na rota. (Fonte de imagem: Wikipedia Commons)
Enquanto a pesquisa mostra o oposto, minha experiência com o Google Maps me levou a aprender inúmeras novas estradas e realmente ajudou a expandir meu mapa mental de Mumbai, Londres, Bristol, Cardiff, Pune e algumas outras cidades. Eu não posso fazer qualquer argumento para o tamanho do meu hipocampo embora.

A estrada menos percorrida

Apesar da grande quantidade de ajuda O Google Maps oferece, há momentos em que a rota sugere é certamente a que você deseja levar. O aplicativo sempre procura a rota mais rápida com a menor quantidade de tráfego. Isso em alguns casos implica que, o Google acredita que o corte através de uma estrada estreita da favela é mais rápida que a estrada principal. Embora isso possa ser verdade em termos de tempo, o número de carros estacionados na estrada, as pessoas, animais e alimentos basculam parcialmente bloqueando a estrada, e a desconforto geral de entrar em tal seção torna torturada para atravessar.

Mapas inadvertidamente pode levá-lo a lugares que você nunca quis passar, mas sempre faz você chegar ao seu destino. (Fonte de imagem: Wikipedia Commons)
All-in-All, mapas tornou a condução muito mais de um prazer do que costumava ser, mas acho que parte dessa mágica de estrada foi perdida. O benefício do Google Maps é inegável, mas parte de ir em uma viagem a um lugar desconhecido está se perdendo, encontrando algo novo e não descoberto, e encontrar o caminho de volta. Isso é o que faz para uma boa história sobre bebidas, não é?

Share this post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *